quarta-feira, 6 de maio de 2009

Frankenweenie - 1984

Tim Burton filmará um remake do curta Frankenweenie, rodado na década de 80 quando ainda trabalhava para a Walt Disney. O novo curta, ou longa, não se sabe, será filmado em stop motion e personagens de massinha, como de praxe.

Frankenweenie é uma releitura da obra de Mary Shelley onde um homem, desejando extinguir a morte e a tristeza trazida desta, faz um experimento cientifico, trazendo um morto a vida que, no final, mais se parece um monstro. Em Frankenweenie, um garotinho perde seu cachorro atropelado e, ao realizar o mesmo procedimento de Frankeinstein, devolve a vida ao cão que acaba se tornando um cão-monstro, terror da vizinhança. O filme, apesar do tema assustador, é leve [walt disney - tema infantil - tim burton se ateve aos horrores comuns seus], irônico e cheio de referências da obra de Mary Shalley. As atuações ficam por conta de atores excêntricos como Shelley Duvall [O Iluminado], Daniel Stern [um dos ladrões de Esqueceram de Mim] e Barret Oliver [A História sem Fim]. É ótima a frase que a mãe de Victor [Oliver] diz sobre a proeza do menino - Nosso filho fez o melhor projeto de ciências deste ano. Também é engraçadíssimo ver a caracterização de Sparky [o cão] como cachorro monstro, cheio de costuras e parafusos.
O curta pode ser visto no youtube, em inglês, em 3 partes.

parte 1 | parte 2 | parte 3

Reparem na semelhança da cena em que o cachorro é perseguido pela vizinha com a cena de Edward Mãos de Tesoura [1990], em que também é perseguido pela vizinhança enfurecida. Reparem no portão de gradil q se abre dando passagem a população e no edifício ao fundo, no alto de uma colina, que se torna o ambiente da tragédia final, seguida de arrependimentos e tristeza dos envolvidos. Tim Burton parece q já tinha tdo planejado pra fazer meu filme predileto.

Aqui um vídeo de Tim, falando da nova produção:

FRANKENWEENIE - TIM BURTON from Gabriela Mallaco on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário