segunda-feira, 18 de maio de 2009

Requiem para um sonho

requiem (palavra latina)
s. m.
1. Parte do ofício de defuntos que começa por esta palavra.
2. Música sobre esse ofício.
3. Descanso, repouso.

Mais um daqueles filmes que ficaram anos na minha lista e por alguma razão que não consigo mesmo explicar, nunca havia assistido, mas devia tê-lo há tempos. Requiem para um sonho, do diretor Darren Aronofsky, e do igualmente profundo, mas ininteligível, Fonte da Vida, mostra aqui a decadência dos vício, seja ele qual for. O começo, com aqueles personagens cheios de sonhos, não dá pra perceber que o final de todos ali seria trágico. Escravos, até o ápice do deleite e da felicidade almejada apenas pelas drogas. Requiem para um sonho é um filme pesado, dificilmente você irá sorrir, mesmo nos momentos sarcásticos. Traz consigo a trilha sonora de Clint Mansell, que por ironia ou simplesmente beleza, já conhecia, talvez vc tb. Os planos de filmagem são rapidos, dentro de uma mesma cena obeservamos tudo de diversos angulos. O fato que ocorre em tal cena pode ser rapido, lento, tragico ou belo, mas sempre traz a impressão que já estamos vendo o longa a mais de 3 horas, ao mesmo tempo que q as imagens chocantes preenchem nossoas mentes e nossa alma se torna triste, pesada, como a história do filme. Estratégia de diretor que sabe se apropriar de suas percepções, um roteiro não basta, é preciso acreditar, é preciso se envolver, e difilmente você não se envolverá aqui.
Filme recomendado a todo filhinho de papai ou intelectual de tijela, que acha q precisa trancender esperitualmente com um trago de marijuana [pra nao comentar as subsequentes]. Hj é vc quem está tragando, amanha, ela q te traga.

ps: 24h depois de fazer esse post, o reli. Desculpem, a congruência está péssima. >< Prometo melhores.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Se gostou deste, vai adorar Trainspotting, do Danny Boyle.

    ResponderExcluir
  3. será q vou mesmo? fui uma das únicas q não gostou tanto assim de Quem qr ser um Milionário. =/

    Frederico, vc tem mtos blogs! não soube em qual t responder. =p

    ResponderExcluir
  4. Se você alugar Trainspotting e não gostar, eu pago a locação. O filme é ainda mais junkie que o Requiem para um sonho, bem pesado mesmo. Chega a ser asqueroso em alguns momentos, mas retrata com perfeição o submundo das drogas. É bem pesado. E destaque para a trilha sonora, ma-ra-vi-lho-sa.

    E quanto ao Quem quer ser um milionário?, também do Danny Boyle, eu também não gostei nem um pouco. Para mim, é mais um filmeco com final feliz (o final é feliz, não é?), sem nada de mais. Só serviu para confirmar a minha teoria: a crítica é burra.

    E uso sempre o GORDO, blog do. O VAI ACABAR EM PIZZA tá parado há algum tempo...

    ResponderExcluir
  5. Adorei o Sporto Kantes na sua playlist. Boa pedida!

    ResponderExcluir
  6. haha. nossa, me chamou de burra. (brincadeira) oq qro dizer eh q no fundo somos tdos criticos, em maior ou menor grau. alguns fervorosos e não perdoam nem a roupa da colega de classe. Vi críticas cegas sobre esse filme, daqueles q escrevem em revistas virtuais e que, acredito eu, por medo de errar ou ser massacrado pela maioria, acaba seguindo os caminhos arcaicos que a academia (oscar) se encontra. Mas vi tb críticas mto boas, de reflexão sobre a obra e de críticos que nao foram nem um pouco bonzinhos com o filme pop.

    ah, a musica vi lá mesmo, no idearium!
    e já está na lista sua indicação de filme!
    =D

    ResponderExcluir
  7. Com certeza você vai gostar. Ou odiar. Achar ruim, jamais.

    ResponderExcluir