quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cineclube da Esquina [ o cinema vai às compras]


Inaugurou hoje o projeto Cineclube de Esquina o qual irá apresentar esporadicamente filmes, de graça, no pátio do recém reformado Mercado Municipal de Uberlândia. O filme foi O Tapete Vermelho, o primeiro de muitos longas brasileiros e independentes que o projeto se propõe a divulgar. O filme retrata a zona rural, suas paisagens, o folclore e ingenuidade daqueles (jecas) que conhecem a cidade somente por lendas. Matheus Nachtergaele faz uma interpretação claramente em homenagem a Mazzaropi, quem em O tapete Vermelho, tem seus filmes perseguidos por Quinzinho (Nachtergaele) afim de cumprir uma antiga promessa.
O filme traz discussões homem-cidade, cidade-cultura e cultura-sociedade. Demonstra como os antigos cinemas das cidades rurais foram se definhando a ponto de se tornarem centros comerciais, igrejas dentre outros, escancarando a forma como a cultura é deixada de lado, vista como menos importante e sem dúvida, mais fácil de ser extinta. Mesmo com sua despretenção, é um filme que se propõe mais do que um simples entretenimento, instiga a reflexão cultural do Brasil, um país com sede de cultura sem poder saciá-la por completo (lembrem-se q Araguari não tem cinema), tendo esse o principal objetivo, fazendo desse longa grandioso mesmo diante suas falhas de direção.
É uma pena que um projeto como este (o Cineblube da Esquina) não acontece nos bairros periféricos da cidade, se tornando mais um evento Cult* freqüentado pelas mesmas pessoas, atingindo o mesmo público, em geral, que poderiam ter livre acesso a obras como esta, principalmente devido as facilidades da internet e da informação global. Afinal, mesmo que seja um evento cultural, de importância cultural (não a retiro) e belo, ele atinge seu alvo completo quando oq se vê é sempre a mesma realidade pop jovem intelectual? Gostaria de ver essa tela rodando pela cidade e poder ouvir as risadas q ouvi hj de uma população que, de fato, anseia por cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário