quarta-feira, 7 de julho de 2010

Fim

Pensei que não ia acabar nunca, que não ia conseguir, chorei, ri, suei, acreditei em algo que nem sabia o que era ainda. Meu sorriso não se limita apenas a uma nota boa e elogios, mas na compreensão que tive do que é ser uma arquiteta. Algo que somente consegui entender nesses 365 dias junto ao TFG. Sou arquiteta como achei que não poderia ser nos primeiros anos de curso.
Nesse 1 ano, vi que arquitetura não estava em frases bonitas, em citações de grandes gênios mas na capacidade que temos de observar a nossa volta, de relacionar tudo que gostamos, sentimos e sofremos. Tudo é arquitetura. Planejamos para sobreviver e tratamos nosso próprio corpo como um projeto a perdurar o máximo de tempo possível. Arquitetura é enxergar os detalhes e não se vislumbrar com um forma indecifrável. A forma não vem antes de tudo isso. O que vem antes da arquitetura?Nós sempre aprendemos, durante e depois da idéia primeira, que projetar é buscar soluções e acreditamos que arquitetura é isso, algo legal que vira um problema a ser solucionado. Depois vem o "ufa acabou". Vi a arquitetura assim por muito tempo.

Não tenho mais medo de fazer de um projeto a minha diversão, e ao mesmo tempo tratá-lo com a seriedade merecida, um jogo pode ser sério na medida exata. Até para ser arquiteto existe uma medida exata, mas não se engane, os níveis desse copo podem ser diferentes de pessoa para pessoa, e nesse caso, não há problema nenhum se a medida correta transbordar.

Se existe um lugar onde a arquitetura deve estar, é sobre uma linha tênue entre o racional e engraçado, o sério e o divertido, com o todo direito de ser prazeirosa, sempre.

Lineu - Caixa-Parasita para um cinema itinerante
ilimitado, incompleto e inacabado, como deve ser.

3 comentários:

  1. e disse o mundo:
    - sente-se. aceita uma xícara de chá?

    ResponderExcluir
  2. paulinha suas imagens ficaram perfeitassssssssssssssssssss

    parabéns, sempre soube desse seu ocúlos bifocal, amplia e diminui.

    muito bonito, mesmo.


    nossa depois vc me ensina???

    queria muito aprendar a tratar assim... não sei nao rsr

    ResponderExcluir