quinta-feira, 16 de julho de 2009

Glen ou Glenda?

Arrá! Foi mais rápido do que eu pensava. Rapidinho encontrei e baixei Glen ou Glenda (clique para ver a sinopse) pro meu computador.
Incrível, incrível mesmo como Edward D. Wood Jr. tratou de maneira séria (o filme pareceu comédia pra vc?) seu primeiro filme como diretor e ator. Mas não, não é um "sério" no sentido correto, bem feito, nos mínimos detalhes, longe disso, mas sério no sentido da perceptível firmeza que demonstra acreditar no seu trabalho. Em Glen ou Glenda o travestismo é tratado quase que de maneira didática. O roteiro, praticamente autobiográfico, expressa a própria vida de Wood que, apesar de heterossexual, adorava se vestir de forma feminina. Chegando a parecer ás vezes um documentário, a história relata o drama de um homem que, num momento difícil de sua vida, necessita se abrir e contar toda a verdade a sua noiva e futura esposa.
Interpretando um sujeito extremamente simpático, Ed. Wood ainda consegue estabelecer uma certa complexidade ao assunto tratado, algo que se desmancha aqui e alí quando de uma hora pra outra, parecemos estar vendo outro filme, totalmente desconectado do enredo, como é o caso da participação de Bela Lugosi, famoso por interpretar papéis sombrios no cinema e que, aqui, parece fazer a mesma coisa. Suas aparições funcionam apenas como um chamativo ao público, o personagem de Lugosi aparece de tempos em tempos como um segundo narrador, algo como um drácula que cita versos em uma voz tremida e assustadora.
Contudo, apesar da precariedade e visível inexperiência (algo que não sei se chegou a ter), Wood consegue nos tirar risadas mesmo que não fosse este seu objetivo. Corajoso por tratar de um tema ainda oculto da década de 50, o filme consegue entreter e demonstrar seu valor, não por sua estrutura ruim mas pela complexidade descontínua e brilhante da prórpia vida deste fascinante diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário