sábado, 17 de março de 2007

Amor - impulso criativo

Em todo amor há pelo menos dois seres, cada qual a grande incognita na equação do outro. É isso que faz o amor parecer um capricho do destino - aquele futuro estranho e misterioso, impossivel de ser descrito antecipadamente, que deve ser realizado ou protelado, acelerado ou interrompido. Amar significa abrir-se ao destino, a mais sublime de todas as condições humanas, em que o medo se funde ao regozijo numa amálgama irreversível. Abrir-se ao destino significa, em última instância, adimitir a liberdade do ser: aquela liberdade que se incorpora no Outro, o companheiro no amor. "A satisfação no amor individual não pode ser atingida...sem a humildade, a coragem, a fé e a disciplina verdadeiras", afirma Erich Fromm - apenas para acrescentar adiante, com tristeza, que em "uma cultura na qual são raras essas qualidades, atingir a capacidade de amar será sempre, necessariamante, uma rara conquista".
E assim é numa cultura consumista como a nossa, que favorece o produto pronto para uso imediato, o prazer passageiro, a satisfação instantânea, resultados que não exijam esfoços prolongados, receitas testadas, garantias de seguro total e devolução do dinheiro. A promessa de aprender a arte de amar é a oferta (falsa, enganosa, mas que se deseja ardentemente que seja verdadeira) de construir a "experiência amorosa" à semelhança de outras mercadorias, que fascinam e seduzem exibindo todas essas características e prometem desejo em ansiedade, esforço sem suor e resultados sem esforço.
Sem humildade e coragem não há amor. Essas suas qualidades são exigidas, em escalas enormes e contínuas, quando se interessa numa terra inexplorada e não-mapeada. E é esse território que o amor conduz ao se instalar entre dois ou mais seres humanos.

.

[texto do livro Amor Líquido, de Zygmunt Bauman, pags. 21 e 22]

3 comentários:

  1. nossa como lemos isso em 2006 e 2007... apesar de tudo e algo pra se levra pra vida ne.... ai sei la muito serio o assunto ai fico sem saber oq falar..pq sabe de quala jeito fico parecendo um idiota

    ResponderExcluir
  2. uau olha só um assunto de fato serio dessa vez ana paula, nao q as crianças deabrigadas nao fossem, apenas q a foto era hilaria(sim era sim!!) mas entao muito legal esse texto, eu adoraria escrever um comentario aqui a respeito dele mas isso seria impossivel a muito oq se escrever e pouca paciencia pra isso.... um dai se quiser aborede esse assuntoo nuam roda de bate papo comigo q ai emito minha opinia mas hj nao vou fazer iso aqui, ja q pra cada linha desse texto eu devo expor mais uma 7, entao fica no suspense haha inte a mais de se ver

    ResponderExcluir