segunda-feira, 13 de julho de 2009

Wells, Wood e Burton

Quem diria, a net movies tem sido um bom investimento. Recebi Cidadão Kane essa semana e aproveitei para assistir Plano 9 para um Espaço Sideral, considerado o pior filme de todos os tempos, do diretor Ed Wood, aquele mesmo do filme do Tim Burton.
Gostei muito de Cidadão Kane, apesar de "velho" o filme é dinâmico o suficiente para nos manter atentos a história do início ao fim, algo difícil considerando as formas de se fazer cinema lááá da década de 40. Mas o legal mesmo foi poder fazer a ligação de Orson Welles, diretor, ator, roteirista e produtor de Cidadão Kane com Ed Wood, considerado o pior diretor de todos os tempos.
No filme Ed Wood, do Tim Burton, existe uma cena em q o diretor interpretado por Jonny Depp solta a frase "Quando Orson Welles fez Cidadão Kane, ele tinha 26 anos. Eu tenho 30!" A frase por si só já explica a carreira desastrosa de Wood, mas por outro lado o transforma num diretor excêntrico e jamais desapercebido, e a única razão que vejo para isso é sua paixão incondicional pelo cinema. O importante para Ed Wood era fazer, fazer e fazer cinema. Quanto mais melhor, se atuasse, escrevesse o roteiro, dirigisse eee produzisse, melhor ainda. Qria ter muitos filmes com seu nome nos créditos, qria ser amado pelo oq amava fazer, e quanto a isso, não posso ir contra, afinal temos todos, um pouquinho de Ed Wood.
Durante o tempo que assitia Plano 9 para um Espaço Sideral, não conseguia acreditar na história que estava presenciando. Algo como uma invasão de alienígenas q tinham como objetivo dominar o Planeta Terra UMA VEZ QUE os seres humanos estavam prestes a destruir TODA a galáxia devido suas impensáveis atitudes. Para tanto, os alienígenas resolvem ressussitar os mortos de um cimitério local, transformando-os em zumbis para, assim, conseguirem um exército q os ajudassem na dominação do Planeta Terra. Tudo tirado da cabeça de Wood. Oo
Haha, começo a rir só de lembrar, os efeitos especiais são péssimos, a espacionave no céu é oval e na terra é quadrada, a cabine do piloto de um avião é coberta de cortinas, não havendo sinal algummmm de equipamentos, sem falar no toco de madeira q o piloto usa como direção. São vários os problemas e não vou me ater a conta-los aqui, pode perder a graça quando alguém de vcs resolver asssitir a essa jóia do cinema.
Apesar de toda a maluquice, Ed Wood demonstra-se preocupado com as questões políticas atuais da época, como o uso da bomba atômica e etc, oq me faz perceber ainda mais sua influência em Orson Welles (em Cidadão Kane, pq ainda nao conheço outros de seus trabalhos).
Considerado hoje como um diretor fora de seu tempo, Ed Wood é aclamado pelo meio "alternativo" do cinema, somado, é claro, a influência do próprio Tim Burton que já demosntrou ser fã do diretor desastroso. Ah, a abertura de Plano 9 para um Espaço Sideral começa com os créditos escritos em Lápides de cimitério, bem parecido com oq Burton fez em alguns de seus filmes.

No mais, estou a procura de outras obras "primas" desse cego apaixonado pelo cinema, alguém tem Glen or Glenda pra me emprestar?

Um comentário:

  1. No filme "O Filho de Chucky", o filho do Chucky tem o nome de "Glen ou Glenda"...lol!

    ResponderExcluir