terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Apenas Uma Vez


Já faz algumas semanas que vi esse filme e durante meu trabalho na solitaria e vazia ufu em periodo de férias tenho colocado o filme pra rodar enquanto faço as fichas de inventário. Cheguei a uma conclusão, o belo filme q começou bem minha lista de 2009 poderia ser facilmente vendido em cd.
Falando basicamente do roteiro do filme. Um rapaz toca violão nas ruas de Dublin nos seus tempos livres do trabalho como consertador de aspiradores de pó. Uma noite uma garota se encanta com a musica e a voz do rapaz e a partir de então passa a segui-lo até q os dois se tornem parceiros de musica, oq os unem de uma maneira inesperada mas excepcional.

O filme, filmado em poucos dias (se n me engano, 15) tem como atores os musicos Glen Hansard e Marketa Irglova, que apesar de não serem atores desenpenham seus papeis a ponto de aflorar a minha inveja. No filme, eles são apenas apresentados por suas caracteristicas e em nenhum momento são falados seus nomes. É aqui onde começa a minha identificação com o filme. Assim como em Antes de Amanhecer, o roteiro é simples e se lido, provavelmente não teria o mesmo impacto que visto. Nesse caso Apenas uma Vez se mostra um filme extremamente inteligente, intuitivo, auditivo e visual. Foram inúmeras as vezes q me emocionei por um simples olhar, uma frase, um gesto, pelas musicas que cantadas, transformam a cena da calmaria ao ápice da lamúria.
Filmado com câmera digital, nos encontramos no filme como quem estivesse a metros de distancia da cena e a todo momento nos vemos tentando trancrever o que se passa. Apesar de parecer um musical o filme trata a musica de forma simples tratando esta apenas como o fator de união entre o casal, oq não q essas cenas deixam de ser belíssimas. No mais, o filme é uma ótima opção pros editores de filmes caseiros e aspirantes a diretores, mostrando que uma camera digital, pouca verba e talento foram uma ótima mistura.
Pena que n encontrei nenhuma cena no youtube, mas coloquei a musica Falling Slowly na minha Playlist, musica que ganhou melhor canção original no Oscar.

Bom, gosatria de discutur mais sobre esse filme..mas sua complexidade (em sua simplicidade) me deixa atordoada demais pra escrever tdo aqui. Acho q é o pior post de filme q já fiz.
Vou melhorando. Espero q alguem veja e venha falar comigo sobre.

Aqui o Trailer.

Um comentário:

  1. então cá está o seu blog. obrigado pelo elogio paulinha. vou ficar de olho no seu e assistir sua sugestão de filme - once.

    té.

    ResponderExcluir