sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pequeno Cidadão para pequenos cidadãos

Já trabalhei um tempo no Hospital do Câncer aqui em Uberlândia como palhaça no grupo Anjos da Alegria. Me lembro que certa vez pedimos a uma criança que estava na brinquedoteca q escolhesse uma musica de q ela gostasse para que nós pudéssemos cantar todos juntos. Eram costumeiros os momentos que tentávamos alegrar um pequenino pedindo para q ele escolhesse uma musica, uma brincadeira, falasse das coisas que gosta, enfim, qualquer coisa para desviar a mente de uma criança de 7 anos da friesa de um hospital. Nesta vez o garotinho disse - canta Fada do Victor e Leo!! . Considerando q isso aconteceu a cerca de 1 ano atras, eu nao conhecia a música, se quer tinha ouvido falar. Fiz um amontoado de 3 notas no violão e um ritmo sertanejo. O garoto cantou toda a musica, claro, gaguejando em certas partes e sendo ajudado pelos voluntários da brinquedoteca. Ele riu mto, riu demais.

Engraçado que na minha infância lembro de gostar de escutar Balão Mágico, passando por Trem da Alegria, Xuxa (ahhh vc tb escutou q eu sei!) e até Sandy e Junior! Pensei, e hoje? O que uma criança ouve? Ou estou mto mal informada ou a musica infantil sofreu um retrocesso incrível. Mesmo pensando que lá atrás os grupinhos formados por crianças e adoslecentes nem eram tão bons assim, sei que nos cativavam principalmente por serem de crianças as vozes das musicas que as vezes nem eram tão infantis.

A conversa chegou até aqui pq tenho ouvido um ótimo cd da banda Pequeno Cidadão formada pelos musicos Antonio Pinto, Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Taciana Barro. Assim como Adriana Calcanhoto, que deu um time na sua carreira pra se dedicar ao publico infantil tornando-se Adriana Partimpim, esses caras tb estão tentando preencher esse buraco do mundo infantil. Mas vem cá, as crianças do hospital continuam não ouvindo se quer os novos cd's da Xuxa e Eliana, quanto menos a ótima Adriana Partimpim e outros da mesma linha. É uma pena que ótimos trabalhos como este sejam mais ouvindos pelos fãs de Adriana e Arnaldo Antunes do q por crianças de fato.

Não importa o esforço, a cultura destinada ao público infantil tem de ser de massa sim! Deve grudar na mente das crianças mais que qualquer funk q inevitavelmente ouçam por aí. É intragável que esses meninos sejam sujeitos a ouvir Crew e outras aberrações. Fora o Crew! Quero enjuar de ouvir sobrinhos e priminhos cantando músicas feitas para eles de verdade. Espero muito que Pequeno Cidadão se desvencilie do ar cult e atinja realmente o público q interessa.

Ouçam Pequeno Cidadão no myspace. Minha música preferida é O Sol e a Lua.

[essa postagem tb pode ser vista em www.idearium.com.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário